DROMEDÁRIAS

Dromedárias adoram saborear comidinhas, testar receitas e provar tudo que vêem pela frente.
Gostam de percorrer as belas dunas de areia e preparar oasis gastronômicos.
Vivem no deserto onde passam os dias ruminando ao lado da família.
Dromedárias, criaturas de constituição muito complexa.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

CHEESECAKE DE LIMÃO COM COBERTURA DE GOIABADA

Sou fã e degustadora de cheesecakes pelos lugares onde passo. Existem os cheesecakes gelados e os assados. Nos gelados usa-se a gelatina incolor para dar a forma, já os cozidos não. Os melhores cheesecakes que já comi foram da CHEESECAKE FACTORY, são simplesmente maravilhosos. A receita que vou repassar a seguir é da Academia de Arte Culinária Le Cordon Bleu. Como tenho dificuldades em seguir receitas ao pé da letra, acabei fazendo uma alteração. Diminuí a quantidade de biscoitos e troquei o biscoito água e sal da base por biscoito maisena. Não é uma receita das mais simples, mas não tive dificuldade em prepará-la.  Preparem os ingredientes, aí vai:
250g de biscoito água e sal (fiz com 200g de biscoito maisena)
130g de manteiga sem sal
160g de açúcar
125ml de água
15g de gelatina em pó
6 gemas
Raspas e suco de limão
500g de cream cheese
400ml de creme de leite
Faça a massa com os biscoitos e a manteiga. Pressione a massa numa forma de fundo removível de 25cm de leve à geladeira até firmar.
Faça a calda. Dissolva o açúcar em 80ml de água numa panela e ferva até o ponto de bala mole. Bata as gemas numa vasilha refratária, junte a calda em fio, batendo sempre até que a mistura fique esbranquiçada e cremosa. Continue batendo até esfriar.
Dissolva a gelatina na água restante. Bata o cream cheese, as raspas de limão e o suco de limão e incorpore à gelatina. Junte e misture aos poucos o creme de queijo à mistura de gemas e calda. Bata levemente o creme de leite e incorpore-o à mistura. Ponha na forma, alise e superfície e leve a geladeira até que fique firme.
A minha eu usei goiabada na cobertura, dando um belo contraste com o recheio cremoso de cheesecake. Mas você poderá usar qualquer tipo de fruta fresca, em calda, ou até mesmo geléia para cobrir a sua. Bom proveito!


Nenhum comentário:

Postar um comentário